A UNITEL apresentou ontem à noite, dia 8 de Junho, numa Conferência de Imprensa, a 2ª edição do UNITEL Angola Move, um projecto que visa destacar o melhor da sétima arte nacional, incentivar e valorizar o trabalho desenvolvido por jovens angolanos ligados à arte de representar e ao cinema.
O projeto teve sua primeira edição em 2021 e o retorno em 2022 mantém a promessa de se tornar um evento anual de expressão nacional para mostrar o desenvolvimento do cinema e do teatro, com todos os seus agentes envolvidos.
De acordo com Teodoro Fernandes, diretor de Marketing e Conteúdo da Unitel, a segunda edição do festival de cinema traz um novo corpo de jurados e novas categorias.
"Analisámos o que se passa na internet e decidimos também premiar o esforço e o trabalho de quem tem vindo a publicar conteúdos na internet, nomeadamente no Youtube, em plataformas como o Tik Tok, estamos a falar de vídeos de entretenimento", apontou.
Este ano, para além de Longa-Metragem, Curta-Metragem, Documentário e Teatro, o UNITEL Angola Move inclui novas categorias: Melhor Realizador, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Podcast, Melhor Canal Youtube e Melhor Vídeo de Entretenimento.
O UNITEL Angola Move premeia a produção audiovisual a nível nacional através de um sistema de candidaturas, votação pelo público e júri, que culmina com o anúncio dos vencedores na Gala Final.
Asdrúbal Rebelo preside o painel de jurados, também composto por Edson Macedo, Francisco Keth, Carla Castro e Ilda Abdla.
As candidaturas para as diferentes categorias devem ser submetidas entre os dias 6 de julho e 20 de agosto e serão depois avaliadas entre os dias 21 e 31 de agosto, para determinar os finalistas que estarão a votar pelo público entre os dias 1 de setembro e 6 de outubro, com a Gala Final a decorrer no dia 9 de outubro.
A candidatura pressupõe o conhecimento e aceitação do regulamento do concurso, disponível em XXX, bem como a transferência de todos os direitos de utilização dos conteúdos para fins promocionais e comerciais do concurso.
Com este concurso, a UNITEL pretende apoiar o desenvolvimento das artes audiovisuais através da atribuição anual de conteúdos produzidos em Angola, lançada pela UNITEL, no âmbito da sua ação e empenhamento para o desenvolvimento e consolidação da excelência da cultura nacional.